JOGOS EDUCATIVOS

quinta-feira, 15 de outubro de 2009
JOGO EDUCATIVO

No 4º Bimestre os alunos, separados em equipe, deverão confeccionar um jogo educativo de acordo com o conteúdo histórico sorteado em sala de aula.

Alguns aspectos que deverão ser levados em consideração na confecção do jogo educativo:
• O jogo deverá ter um enredo ou desafio bastante cativante, que prenda a atenção dos alunos-jogadores. Também é preciso que a mecânica seja simples, para que o instrutor-aluno não tenha que ficar repetindo as regras a todo o momento para os participantes, de modo a prender a atenção e não parar a todo o momento por causa de dúvidas sobre as regras. Isso abriria a possibilidade de conversas paralelas entre aqueles que já entenderam as regras e não precisam prestar atenção novamente na explicação.
• Crie regras simples de modo a manter todos participantes sempre fazendo alguma coisa relevante na partida. As regras têm que ser claras e objetivas para que os alunos não se dispersem.
• Crie situações ‘decisivas’ dentro do jogo, momentos que costumam prender a atenção até de quem estava conversando, pois possuem uma importância maior dentro da partida. Por exemplo, um jogo que envolve perguntas e respostas, e em dado momento, uma pergunta vale o triplo de pontos e o grupo terá a metade do tempo para respondê-la, tornando este momento, um momento ‘decisivo’.
• O objetivo do jogo é entreter e possibilitar a aquisição de conhecimento por parte de quem joga.
• A duração do jogo não pode ultrapassar uma aula.
• O jogo tem que possibilitar o aluno poder viver, ainda que de forma simulada, um determinado período histórico.
• O jogo deverá conter um texto objetivo com os principais aspectos referente ao conteúdo histórico que cada grupo ficou responsável.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo