ZIGURATES E PIRÂMIDES

quinta-feira, 3 de junho de 2010
PIRÂMIDES E ZIGURATES



O Zigurate, para os mesopotâmicos, era uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia. O zigurate era um prédio religioso, com um templo dedicado a Marduk, o Deus principal da Babilônia, representando o poder deste Deus. No topo estava localizado este templo, onde o rei Nabucodonosor, principalmente, tomou parte em muitos rituais. O templo tinha outros usos, como uma plataforma de observação para os astrônomos fazerem suas medições e observações. Também era usado como ponto de observação para proteção da cidade e arredores.
Os sumérios acreditavam que esses templos eram a morada dos deuses e por isso, somente os sacerdotes poderiam ter acesso a parte interna deles. Os mesopotâmicos achavam que quanto maior o templo, mais fácil era a transição dos deuses a terra e dos homens ao céu, já que o mesmo servia de ponte entre o paraíso e a terra, de acordo com a crença. Estas construções, além de servirem como templos religiosos, serviam também como locais de armazenagem de produtos agrícolas.
As pirâmides, para os egípcios, se equivaliam com os raios de sol sobre a Terra, então, os Faraós eram mumificados e postos em túmulos dentro delas, pois com isso, eles se elevariam e chegariam ao sol, para ficar com os deuses, em seu devido lugar.
As diferenças entre esses templos sumérios e as pirâmides:
a) os zigurates tinham um templo no topo, enquanto as pirâmides eram túmulos. Dizem que era uma tentativa frustrada de copiar a famosa Torre de Babel;
b) os zigurates têm andares, e são construídos em estágios, enquanto que uma pirâmide é triangular e de quatro lados;
c) um zigurate tem função religiosa, enquanto que a pirâmide é um túmulo para um rei ou pessoa de importância;
d) as pirâmides são do Egito, enquanto que zigurates são encontrados na Mesopotâmia, América do Sul (incas) e Ásia.

A Torre de Babel, por Pieter Brueghel



A Torre de Babel é mencionada no livro bíblico do Gênesis como uma torre enorme construída pelos descendentes de Noé, com a finalidade de tocar os céus. Deus, irado com a ousadia humana, teria feito com que todos os trabalhadores da obra começassem a falar em idiomas diferentes, de modo a que não se pudessem entender, e assim, acabaram por abandonar a sua construção. Foi neste episódio que, segundo a Bíblia, explica a origem dos idiomas na humanidade. (Gênesis 10:10; 11:1-9)
Babel foi umas das primeiras cidades construidas após o Dilúvio bíblico. Veio a pertencer ao reino mesopotâmico de Ninrode (ou Nimrod). É sinónimo de Babilónia. Apesar de seu aspecto mitológico, a Torre de Babel pode ter sido realmente construída. Os arqueólogos acreditam que a Torre de Babel terá sido a Torre-templo de Etemenanki dedicada a Marduque ("o Zigurate"), edificio de 7 pisos. Em sumério, E-temen-an-ki significa "Casa da fundação dos Céus e da Terra". É o maior dos zigurates encontrados na região e uma das maiores construções feitas pelo homem na Antiguidade. A grande Torre-templo em Babel (Babilónia) era do conhecimento geral dos povos do Crescente Fértil.

Babel - origem do nome
"A Confusão das Línguas" por Gustave Doré (1865)Babel, em acadiano, é Bab ilu. Deriva de Bad ("porta", "portão") e ilu ("Deus") e significa "Porta de Deus". Para os judeus adquiriu o significado de "confusão" em harmonia com Gênesis 11:9. Moisés terá derivado o nome Babel, em hebr. Bavél, da raiz do verbo ba.lál, que significa "confundir". Curiosamente, Bab e El sugere uma combinação do acadiano Bab ("porta") com o hebraico El ("Deus", abreviatura de Elóhah).
Acredita-se que Cush teria iniciado a sua construção, quando da confusão das linguas. Após isso, seu filho Nimrod (Ninus) continuou a urbanização do local, dando origem a cidade de Babilônia.



10 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!Foi um òtimo comentario.

Esther disse...

Adorei!!!Me ajudou muito em meu trabalho...

Unknown disse...

nao me ajudou em nada
:( tristi

Anônimo disse...

Eles acreditavam seriamente no Deus Sol,para se encontrar com ele era necessário fazer a Torre mais alta que atingiria os céus,chegando ao Reino do Deus Sol,eles assim quiseram ser práticos e negaram completamente o Reino de Jeova que diz que seriam escolhidos e ñ qualquer um entrar

Unknown disse...

Muito obg me ajudou bastante!

marcilio machado de oliveira ... disse...

muito interessante saber sobre essa palavra zigurate um homem de estatura 1 m cm 50 me falou essa palavra ...

marcilio machado de oliveira ... disse...

com essa palavra zigurate existe um passaro pre historico com esse nome ??????

Unknown disse...

Interessante saber disso

Unknown disse...

n me ajudou

Anônimo disse...

não me ajudou.

Postar um comentário

Arquivo