quinta-feira, 15 de abril de 2010

O mercantilismo era a política econômica do Estado Moderno baseada no acúmulo de capitais. A acumulação de capitais estava relacionada à atividade comercial, daí o mercantilismo apresentar uma série de práticas para o desenvolvimento das práticas comerciais. A intervenção do estado nos assuntos econômicos visava o fortalecimento do Estado e o enriquecimento da burguesia. Para conseguir o acúmulo de capitais, a política mercantilista apresentará os seguintes elementos:

Balança comercial favorável: medida que visava à evasão monetária. A exportação maior que a importação auxiliava a manter as reservas de ouro no país. Tinha como objetivo fazer com que o país vendesse mais do que comprasse. Exportar mais e importar menos.

Metalismo (bulionismo): necessidade de acumular metais preciosos (ouro e prata). O sinal da riqueza de um país era a quantidade de metais que ele tivesse.

Intervencionismo estatal: forte intervenção do Estado na economia, com o intuito de desenvolver a produção agrícola, comercial e industrial. O Estado passa a adotar medidas de caráter protecionista estimular a exportação e inibir a importação, impondo pesadas tarifas alfandegárias.

Monopólio era o elemento essencial do protecionismo econômico porque o Estado garantia a exclusividade comercial sobre um determinado produto ou sobre uma determinada área.

Protecionismo: Pesados impostos sobre produtos estrangeiros com o objetivo de defender a produção nacional.


0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo