ESTUDO DIRIGIDO III – 4º BIMESTRE

terça-feira, 10 de novembro de 2009
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HISTÓRIA
PROFESSORA SANDRA LÚCIA
ESTUDO DIRIGIDO III – 4º BIMESTRE
( VALOR 2,0)
1) Quais foram os motivos que fizeram Portugal se destacar como o pioneiro nas grandes navegações?
2) Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:
"Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo."
(Citado por Cláudio Vicentino, HISTÓRIA GERAL, 1991)
a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
3) As relações entre metrópoles e colônias estabeleceram-se desde a época dos descobrimentos em função dos interesses da burguesia mercantil e das exigências dos Estados Modernos.
Indique quais eram tais interesses e quais eram as exigências que as metrópoles faziam de suas colônias, do ponto de vista econômico e político.
4) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes.
Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosi.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
5) A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram:
a) livre comércio e isenção de taxas;
b) mão-de-obra assalariada e monocultura;
c) pequena propriedade e exportação;
d) senhores e escravos;
e) comércio e lavoura.
6) A produção de açúcar, no Brasil colonial:
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.
d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
e)não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.
7) No Brasil, a estrutura social do engenho constituiu-se em um exemplo clássico das formas de:
a) exploração feudal.
b) instituição liberal.
c) dominação colonialista.
d) cooperação socialista.
e) organização pré-industrial.
8) O líder da Reforma na Alemanha foi Martinho Lutero,que era um frade agostiniano e ensinava na Universidade de Wittemberg, na Saxônia. Martinho Lutero defendia a doutrina da Salvação pela Fé. Em 1517, revoltado com as atitudes da Igreja e do papa, afixou na porta da igreja de Wittemberg uma lista de críticas que ficaram conhecidas como: As Noventa e Cinco Teses.
Qual foi o fato que motivou essa revolta de Lutero?

9) As idéias de Lutero se espalharam rapidamente pela Alemanha recebendo grande apoio por parte da nobreza. Tendo em mente:
O papel do clero na teologia escolástica defendida pela Igreja
Posição de São Tomás de Aquino em relação à política.
A situação material da Igreja Católica na Alemanha.
Aponte duas (2) razões que justifiquem o interesse dos nobres alemães em apoiar as idéias de Lutero.
10) João Calvino retomou a idéia agostiniana de predestinação incorporada por Lutero e acrescentou a esse aspecto um caráter ainda mais radical estabelecendo a teoria da PREDESTINAÇÃO ABSOLUTA. Por essa doutrina apenas alguns estariam predestinados à salvação eterna.
a) Qual era a posição de Calvino em relação: ao comércio e o lucro, aos empréstimos de dinheiro e a usura e sobre o trabalho?
b) Embora defendesse que a salvação dos homens estava inteiramente nas mãos de Deus, Calvino dizia que existiam alguns sinais externos que podiam indicar se uma pessoa era um dos eleitos de Deus à vida eterna. Que sinais eram esses?
c) Por que para alguns historiadores e sociólogos Calvino é considerado como o teólogo do capitalismo?
11) Qual foi o problema pessoal utilizado pelo rei Henrique VIII, da Inglaterra, como pretexto para romper com o papado?
12) Por que o papa recusou o pedido do rei Henrique VIII?
13) Como Henrique VIII reagiu a sua excomunhão pelo papa?
14) Explique a relação existente entre a criação da Igreja Anglicana e o fortalecimento do poder real na Inglaterra.
15) O que foi a Contra Reforma?
16) O Concílio (reunião dos bispos) de Trento: 1545 – 1563, convocado pelo papa, reafirmou, os dogmas da fé católica e tomou medidas para disciplinar e moralizar o clero.
CITE três dessas medidas disciplinares.
17) Dos fatores abaixo, qual não contribui para a independência das colônias espanholas da América?
a) A ação de Napoleão na Espanha.
b) A rivalidade entre “criollos” e “chapettones”.
c) O exemplo fornecido pelos Estados Unidos.
d) A rigidez do Pacto Colonial.
e) A ajuda prestada pela Inglaterra à Espanha, na repressão aos revolucionários.
18) Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de Independência da América Espanhola.
a) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
b) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
19) Em1992 foi comemorado os 200 anos da morte de Tiradentes. Preso e enforcado, ele afirmou que “(...) o fato de ser alferes influiu para transformar-se em conspirador, levado a tanto que fui apenas pelas injustiças que sofri preterido sempre nas promoções e que tinha direito. Uni as minhas amarguras às do povo que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim.” (Autos da Devassa)
A “idéia de libertação”, presente no movimento da Inconfidência Mineira, refere-se:
a) Ao término do recrutamento militar obrigatório.
b) Ao fim do domínio dos grandes proprietários rurais.
c) À liquidação dos preconceitos raciais no Brasil.
d) A decretação do fim da escravidão no Brasil.
e) À emancipação do Brasil em relação ao domínio português.
20) Segundo José Murilo de Carvalho, "a principal característica da independência brasileira foi à negociação entre a elite nacional, a coroa portuguesa e a Inglaterra”
Desta forma, em comparação com os demais países da América Latina, é INCORRETO dizer que: a) no Brasil, o processo de independência foi relativamente pacífico, com conflitos militares isolados, como no Maranhão e na Bahia.
b) na América hispânica, houve a formação de grandes exércitos e a ascensão de figuras emblemáticas de "libertadores" como Simon Bolívar e Sucre.
c) um ponto comum no processo de independência da América Espanhola e do Brasil envolve a questão do trabalho, ou seja, em ambos, o processo levou à abolição da escravidão indígena e africana.
d) enquanto no Brasil foi instituída uma monarquia constitucional e mantida a unidade territorial, na América Hispânica o movimento de independência, em geral, resultou na criação de diversas repúblicas.
e) a Inglaterra, direta ou indiretamente, apoiou o movimento de Independência do Brasil e do restante da América Latina e também a formação do exército de libertação de Bolívar.
21) As últimas décadas do século XVIII foram assinaladas por profundas transformações
políticas, sociais e econômicas tanto na Europa quanto nas Américas.
As afirmativas a seguir apresentam algumas dessas transformações. Examine-as.
I - As treze colônias inglesas da América do Norte proclamaram-se independentes da Inglaterra, formando uma república federalista
e presidencialista - os Estados Unidos da América do Norte.
II - Em São Domingos (atual Haiti), em 1794, a revolução dos negros escravos deu início à "era da Abolição" nas Américas, que se
completaria quase um século depois com a abolição da escravidão no Brasil.
III - Na França revolucionária de 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão além de proclamar que "os homens
nascem livres e iguais" perante a lei, pondo fim às hierarquias e privilégios que distinguiam a sociedade do Antigo Regime, afirmava
que a propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.
IV - As conjurações e inconfidências lideradas pelos colonos, quer na América espanhola quer na América portuguesa, não se
orientaram, em qualquer momento, pelas idéias e princípios defendidas pelos filósofos iluministas.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) Somente as afirmativas I, e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
22) As independências políticas na maior parte da América Hispânica e no Brasil
aconteceram nas três primeiras décadas do século XIX. Sobre elas, pode-se
afirmar que:
a) as independências na América Hispânica foram bastante influenciadas pela
Revolução do Haiti, daí o caráter popular e anti-escravista que assumiram, enquanto a do Brasil não provocou qualquer mudança social.
b) a independência do Brasil envolveu disputas políticas e combates militares de caráter localista, o chamado caudilhismo, à semelhança do que aconteceu na América Hispânica.
c) as independências na América Hispânica, à semelhança do que aconteceu no Brasil, contaram com apoio militar e financeiro dos Estados Unidos, interessados em ampliar o mercado para seus produtos industriais.
d) a independência do Brasil manteve a unidade política oriunda do período da colonização, daí o temor que provocou nos vizinhos hispano-americanos, receosos de que o Império brasileiro tivesse intenções expansionistas.
e) as independências na América Hispânica mantiveram no poder a elite criola, composta por descendentes de brancos nascidos na América, enquanto a do Brasil acarretou o banimento dos portugueses.
23) Comparando-se o processo de independência das colônias da América
espanhola com o do Brasil, no início do século XIX, é correto afirmar que:
a) em ambos, a ideologia predominante foi o liberalismo, que influenciou a organização dos novos Estados sob governos republicanos com três poderes.
b) no primeiro, os 'criollos' conduziram a emancipação política, mas no segundo, as camadas médias conseguiram controlar o aparelho de Estado.
c) em ambos, o domínio econômico das respectivas metrópoles foi encerrado e desenvolveu-se o caudilhismo, forma de dominação local das elites de origem nativa.
d) no primeiro, ocorreu a fragmentação do território em vários países, já o Brasil manteve-se politicamente unido e governado pelo herdeiro português.
e) em ambos, o contexto das guerras napoleônicas foi determinante, embora o primeiro tenha sido singularizado pela transferência da Corte para a América.
24) Analise as afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única
alternativa incorreta:
a) Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
b) O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida a razão, entendida como inerente à condição humana.
c) Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central educação enquanto instrumento promotor da civilização.
d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.
e) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das monarquias absolutas.
25) O movimento intelectual cultural do século XVIII, que apresentou novas idéias
políticas sociais e econômicas, é conhecido como iluminismo. A idéia principal deste
acontecimento caracterizaria ao desenvolvimento de novas formas de pensamento,
de maneira crítica ou mais racional sobre a sociedade deste período (a chamada
sociedade do Antigo Regime, isto é do Absolutismo), numa proposta de
questionamento sobre sua organização e existência. Por isso, esse século ficou
conhecido como o período das Luzes ou da Ilustração. Em relação a esse período
Responda:
a) Qual a crítica que o Iluminismo fazia ao antigo Regime?
b) O que os teóricos iluministas defendiam?
c) Alguns pensadores ficaram famosos por causa de suas obras e idéias. Cite as
principais e idéias e obras dos principais filósofos do período.
26) Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela
metrópole : a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses
usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não
disponíveis na Europa. Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A
colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas. Explique
como foi a colonização nas colônias do Norte e as colônias do sul dos EUA.
27) Explique o que foi a Guerra dos Sete Anos.
28) Qual o objetivo do Primeiro Congresso da Filadélfia e do Primeiro Congresso da
Filadélfia?
29) Cite as principais características da Constituição dos Estados Unidos.
30) ) A independência das 13 colônias inglesas da América o Norte - a Revolução
Americana - resultou:
I - do desdobramento natural da relativa autonomia econômica e político
dessas colônias de povoamento;
II - da reação dos colonos às medidas fiscais e administrativas tomadas
pela Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos;
III - dos prejuízos causados aos colonos pela política liberal inglesa, que
aboliu o "pacto colonial";
IV - da manutenção e intensificação das práticas mercantilistas britânicas
que se opunham ao "comércio triangular".
Assinale se estão corretas apenas:
( ) I e II
( ) I e III
( ) II e IV
( ) I, II e III
( ) I, II e IV

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