Feudalismo

domingo, 20 de setembro de 2009
SISTEMA FEUDAL

As primeiras sementes da sociedade capitalista foram germinadas ainda dentro do sistema feudal. O sistema feudal foi o sistema sócio, político e econômico que marcou a Idade Média, cujas bases assentavam-se na propriedade da terra.
O feudalismo possui suas origens no Império Romano Ocidental que começou a ser invadido, a partir do século III, pelos povos bárbaros, fato que provocou o seu esfacelamento. Os feudos tinham na terra a unidade básica de produção, que possuía natureza auto-suficiente, voltada para atender apenas as necessidades mais imediatas.

Aspectos principais do feudalismo


Devemos definir o feudalismo como um sistema sócio, político e econômico, além das estruturas ideológicas (culturais).
As unidades de produção dentro do feudalismo eram chamadas de feudos. Alguns senhores eram proprietários de centenas de feudos, cada um composto por um castelo, a vila ou aldeia, igreja, celeiros, fornos, açudes, pastagens e mercados, onde se trocava o que era produzido. As terras eram divididas em manso senhorial e manso servil.
A sociedade era estamental e a propriedade ou posse da terra definia a posição (status) na hierarquia social. A terra era a expressão da riqueza, da autoridade, da influência e do poder, e dividia a sociedade feudal em dois estamentos: os senhores e os dependentes.
Os senhores feudais, proprietários dos feudos, formavam uma aristocracia originária da nobreza e do clero.
Os dependentes eram os camponeses que se dividiam em servos e vilões. Os servos eram trabalhadores semi-livres que estavam ligados a terra por lei. Não podiam ser vendidos ou trocados, como se fazia com os escravos. O vilão era outro tipo de trabalhador medieval. Não estava preso a terra e descendia dos pequenos proprietários romanos, que trocavam suas terras por proteção – sistema de Precário.
A estrutura política era descentralizada. Não existia poder central que determinasse regras sociais idênticas para todos os feudos. Havia um rei, mas, principalmente entre os séculos IX e XII seu poder era meramente formal.
Somente em tempo de guerra todos os senhores feudais colocavam-se, com seus exércitos, sob a proteção do rei, que, temporariamente, realizava uma centralização político-militar. Portanto, o rei reinava, mas não governava. O rei tinha poder de direito mas não de fato.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo